segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Halloween


Oi gentem!!!!

Ontem estava tão sem clima de postar um texto, mas o faço hoje. Nada mais apropriado do que ter uma votação de 2º turno no dia 31/10. Você não sabe porquê? É que ontem foi o dia das bruxas ou Halloween (nome original na língua inglesa). Este é um evento tradicional e cultural principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.


E você sabe como começou? Não, né? E tem muita gente comemorando sem saber como é de verdade.... vamos ficar espertos!!! Originalmente, a festa de halloween não tinha nada a ver com bruxas. A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Por estar relacionada à morte, esta festa resgata elementos e figuras assustadoras. Seus símbolos mais comuns são: bruxas, fantasmas, caveiras, zumbis, gatos negros, monstros e até o Drácula e o Frankestein. Até as crianças participam. Elas batem nas portas, com a seguinte frase: gostosuras ou travessuras?! E terminam a noite de 31 de outubro felizes, cheias de guloseimas.
Muitos brasileiros dizem que esta data nada tem a ver com a nossa cultura e que deveria ser deixada de lado, e que somos muito rico no nosso folclore e que ele deveria ser valorizado. Quem mais incentiva o Halloween aqui, são os cursos de inglês.

Em 2005, o governo criou o dia do saci, comemorado também no dia 31. Se bem que esta informação só descobri nesta pesquisa, porque não há nenhuma divulgação.

Mas e nós como cristãos, como devemos nos comportar diante disso? É claro meu irmão, somos contra isso. Que dia das bruxas nada! Comemorar dia dos mortos?! Temos que celebrar a vida. Jesus mesmo já disse: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade ea vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”, João 14:6.

Resta alguma dúvida? Se tem alguém aê indeciso, leia a letra desse louvor do grupo Diante do trono e vamos celebrar Jesus, Ele sim é digno!



Quero Celebrar

Quero celebrar minha nova vida
Quero celebrar minha nova vida


Eu não queria mais viver
Mas teu perdão me fez renascer
Me trouxe esperança e nova vida
Com meu Jesus eu vou caminhando
Meu coração está transbordando
Desta alegria que eu sinto em ter a vida

Celebrai a vida, celebrai Jesus!
Celebrai a nova vida!
Celebrai a vida, celebrai Jesus!
Celebrai a nova vida com Jesus!Celebrei Jesus!

Esta é a hora de adorar
Venha até Ele sem hesitar
Com todo o seu coração celebre a vida
Deixe a tristeza e a ansiedade
Ele é alegria de verdade
De todo o seu coração celebre a vida


Tenham um dia, uma semana e um mês cheio de paz.

Beijos da Bia

Fui!!

Fontes: site Wikipédia / Sua pesquisa

Nenhum comentário: