domingo, 17 de outubro de 2010

Exclusão social

Oi geeeeeennntem!!!

Como estão? Quais as novidades?
Estava fazendo uma limpeza nas minhas coisas aqui e achei um texto antigo sobre exclusão social e resolvi postar aqui. Apesar de antigo, acho que não mudou muito as coisas por aqui... rsrsrs

Exclusão social

Nos dias atuais, o nosso país tem passado por uma situação muito difícil. Há uma grande desigualdade social, ou seja, enquanto muitos desfilam com carros importados, moram em casas lindas, têm um excelente emprego, outros moram embaixo de pontes e vivem pedindo dinheiro e catando comida em lixos.

Isso é chamado de exclusão social, que é a mesma coisa que deixar de fora. No Brasil existem muitas pessoas nesta situação. Estão fora de tudo que é condição básica que os governantes deviam dar, como: moradia, saúde, educação e emprego.

Mas acontece tudo ao contrário. A falta de emprego cresce cada vez mais. Assim, cresce também a violência. Deve ser muito difícil para um pai não poder dar as coisas que o filho pede. Ver que o coleguinha dele tem, e o seu não poder ter. Isso não é motivo para roubar, mas com o desespero, ele acaba fazendo.

A falta de educação também tem culpa, porque se os políticos pagassem melhor os professores, e dessem bons colégios, muitas crianças não iriam desistir de estudar, assim, não iriam para as ruas vender doce ou pedir dinheiro, e muito menos assaltar.

O Brasil também não dá bons salários aos médicos da rede pública de hospitais. Quando as pessoas que não têm boa situação financeira passam mal, ficam esperando em longas filas, muitos chegam a morrer. Isso não é um absurdo? Parece que as autoridades não estão dando importância para a população.

Algumas coisas os governantes já estão fazendo, como os conjuntos habitacionais, comida a um real, mas acho que deviam melhorar as condições de vida dessas pessoas, que tem direito, assim como nós, a moradia, alimentação e um emprego decente.

E para essa inclusão ser completa, além do emprego, educação, saúde e moradia, eles devem ter facilidade para o lazer, diversão. Seja com parques florestais, shows, cinemas, entre outras coisas que possam aumentar o seu interesse pela cultura do país.

Temos que fazer logo esta inclusão, para que possamos ter um mundo melhor. Existem algumas Ongs que lutam por isso, mas só elas nada poderão fazer. Não sei como será o nosso futuro e do futuro do Brasil.



Tenham uma excelente semana.

Beijos da Bia.


Fui!!

Nenhum comentário: